Buscar

O DATADOR INKJET E SUAS VANTAGENS NO PROCESSO PRODUTIVO

Atualizado: 2 de Jun de 2020




O datador industrial é um equipamento desenvolvido com o propósito de realizar impressão de códigos em superfícies planas ou curvas. Tradicionalmente são utilizadas para a impressão de data de fabricação, validade, lote, qr code, código de barras e até logotipos diretamente no produto ou embalagem.


A marcação desses itens é feita através de pequenos pontos realizados por jatos de tinta lançados através da cabeça de impressão. Os materiais onde são impressas as informações costumam ser embalagens de plástico, papel/papelão, metal e vidro, podendo essas superfícies serem lisas ou porosas.

Geralmente (e o indicado) esses datadores são posicionados ao lado de uma esteira onde o produto passará, para que o equipamento realize a codificação de forma automatizada e padronizada. O que deixará suas impressões muito mais limpas e alinhadas, consequentemente somando ainda mais confiabilidade ao seu produto.


A escolha do seu equipamento e insumos a serem utilizados deve ser compatível com a sua produção diária. O material e a variação dos formatos da embalagem e/ou produto, o espaço que a empresa dispõe para acomodar o equipamento e as leis sobre as quais a sua embalagem está submetida - por exemplo quais informações DEVEM constar na mesma - precisam ser levados em consideração.


As impressoras para codificação inkjet são equipamentos de grande necessidade no processo produtivo, afinal, os itens fabricados pela empresa precisam de informações individuais, como a própria data de fabricação, validade e lote. O que os datadores a jato de tinta proporcionam é a impressão desses dados de forma mais segura, legível, rápida, eficiente, alinhada, sem manchas e com menor probabilidade de erro. Esse maquinário possibilita a melhor rastreabilidade do seu produto, reduz gastos, tempo de produção e traz a eficiência necessária para que a sua fabricação seja ainda mais rápida e segura.


A rastreabilidade dos produtos é um item fundamental para uma indústria. Não apenas pela confiabilidade que esta pode transmitir, mas principalmente pelo controle de qualidade e segurança da própria empresa e do consumidor que adquirirá o item fabricado.

Para entender um pouco melhor sobre essa questão, indicamos que leia o outro conteúdo postado "RASTREABILIDADE E CODIFICAÇÃO".


Os codificadores inkjet possuem tanto espaço no mercado pelos diversos motivos já citados e por serem mais econômicas e necessitarem de menos espaço nas indústrias que as etiquetadoras, que também já foram muito utilizadas para inserir informações como as de data de produção e durabilidade.


Se está buscando implantar um equipamento como esse em sua fábrica, é aconselhável que converse com o(a) responsável comercial com quem está negociando para esclarecer e pontuar as suas necessidades produtivas com relação a produção e o codificador. Dessa maneira este(a) conseguirá lhe apresentar as melhores opções de datadores para a sua empresa, sendo ela de pequeno, médio ou grande porte.


Nós da FC Print nos dispomos a esclarecer qualquer dúvida referente aos equipamentos e fluidos mais adequados para a sua produção. Para isso, basta entrar em contato com a gente e conversaremos mais sobre o seu processo produtivo individual. Assim poderemos encontrar e indicar a melhor solução para a sua empresa.

Marque com qualidade.

360 visualizações0 comentário