Buscar

OVO CODIFICADO DIRETO NA CASCA, POR QUÊ?

Atualizado: 2 de Jun de 2020


Cada produto possui suas especificações e leis relacionadas à sua codificação, principalmente quando o assunto é a indústria alimentícia. Os ovos não estão fora da grade de produtos que necessitam que suas especificações estejam expostas em seu rótulo e/ou embalagem.


A rotulagem é uma ferramenta de informação e orientação ao cliente de grande importância e por esse motivo, os principais alimentos que causam alergias alimentares possuem obrigatoriedade de rótulo nutricional, como por exemplo as bebidas, ingredientes, aditivos alimentares, dentre outros.


De acordo com o Ministério da saúde, a Salmonelose é a principal causa de surtos de surtos de diarreia no país e os ovos ou alimentos a base destes que estejam crus ou mal cozidos foram associados a ocorrência desses surtos. Ainda de acordo com o documento, a contaminação de Salmonella em ovos pode ocorrer de duas formas: durante a fase de formação e postura (interna) e a outra após a postura, ocasionada pelo manuseio e/ou armazenamento inadequados (externa).


Os ovos embalados devem conter em sua embalagem as instruções de conservação, consumo e além dos enunciados exigidos para o segmento alimentício. Deve constar em parágrafo único e em destaque, letra legível e com tamanho superior a 1mm os seguintes dizeres: I – O consumo deste alimento cru ou mal cozido pode causar danos à saúde. II – Manter os ovos preferencialmente refrigerados.


Atualmente a maior parcela de codificação diretamente na casca dos ovos é realizada na Europa, entretanto, em maio de 2017 tornou-se obrigatório o sistema de identificação individual dos ovos produzidos e comercializados no Estado de Pernambuco, visando atender a necessidade de rastreabilidade dos mesmos para a finalidade de controle e fiscalização desde a origem até que cheguem aos comércios e enfim ao consumidor final.


Tornou-se obrigatório que os ovos produzidos em PE possuam em sua codificação individual o número do SIE (Serviço de Inspeção Estadual), data de produção e classificação dos mesmos.

Os estabelecimentos que se enquadrem nas descrições de granja, avícola, unidade de beneficiamento de ovos e derivados e entrepostos de ovos devem obrigatoriamente conter cadastro e/ou registro na ADAGRO. A codificação dos ovos deve estar adequada aos sistemas de identificação aprovados pela ADAGRO.


Existem dois meios para se codificar diretamente na casca do ovo, sendo a impressão a laser e CIJ (jato de tinta contínuo).

A codificação a laser é realizada através de um desgaste mínimo na casca que clareia os caracteres na superfície de ovos marrons e escurece as mesmas na superfície de ovos brancos. Já a marcação CIJ é realizada através da exposição da casca do ovo ao jato de tinta da codificadora e a tinta se fixa a superfície ao secar.


A opção do laser pede um investimento inicial maior, tanto no equipamento quanto no sistema de ventilação necessário pela questão do vapor que é produzido pelo processo de funcionamento da máquina ao codificar o ovo. Os sistemas de CIJ exigem um investimento menor em primeiro momento, necessita compra de fluidos para que a marcação ocorra. Ambas as opções exigem manutenção periódica.


Uma informação importante quanto a tinta e o solvente utilizados nesse procedimento é que esses são especiais. A composição é diferente dos insumos tradicionais para que não causem nenhum dano à saúde de quem consumir o produto codificado. As impressões realizadas com esses produtos também não saem em contato com a água, dessa forma a sua marcação não é perdida caso o ovo molhe antes de chegar até o destino ou quando cozido pelo consumidor.


A melhor opção para a sua empresa é a que se adequar melhor ao seu sistema de funcionamento e organização. Ambas as formas de codificação são eficientes, cabe a você fazer a análise de qual se adéqua melhor as suas necessidades.


Seja qual for a opção de impressora ideal para o seu empreendimento, a FC Print Automação Industrial está disponível para auxiliá-lo e atendê-lo no processo decisório, de adesão e no pós.


Marque com qualidade!

237 visualizações0 comentário