Buscar

QUAL O MELHOR PRODUTO PARA DATAR A MINHA EMBALAGEM?

Atualizado: 2 de Jun de 2020

Uma das grande dúvida dos pequenos fabricantes e compradores do setor industrial que estão conhecendo a codificação e os datadores que possuem ou que desejam adquirir. Afinal, querem o insumo mais eficiente para datar as suas embalagens.

Tintas e diluentes para datador inkjet

Dentro do seguimento de codificação industrial existem diversas marcas de datadores e tipos de tintas para esses equipamentos que podem possuir diferentes texturas e variações de tons. Indo desde uma tinta mais densa a outra mais rala, da de tonalidade preta mais comumente utilizada a tons como o amarelo, vermelho, azul, cinza, dentre outros.


“Mas é a melhor tinta para codificar o meu produto?”

Essa é uma das perguntas mais realizadas e a resposta não é tão simples, nem pode ser generalizada, tendo em vista que dependerá de alguns fatores como:

- Material onde será realizada a codificação;

- Aderência exigida pelo seu produto;

- Tipo e modelo de inkjet que você deseja ou já utiliza;

- Cor da embalagem ou do rótulo onde será impressa a codificação desejada, para que haja contraste de tom na impressão e a leitura seja possível;

- Dentre outros.


A maioria dos datadores necessitam da utilização de outro insumo além da tinta, podendo ser diluente, solvente ou aditivo. Dependendo da marca e modelo da impressora. Esses fluidos são utilizados para o bom funcionamento do equipamento, pois possuem a função de fazer com que a tinta adquira a consistência correta e necessária para a perfeita codificação do produto.


Entretanto, existem alguns datadores que não fazem uso destes insumos no seu processo de impressão, necessitando apenas do cartuxo de tinta para imprimir suas informações. São esses equipamentos menores, geralmente utilizados para impressões em caixas. Por serem equipamentos menos robustos, costumam ser alojados em locais com temperatura entre 10 e 40°C, para que as impressora e insumo consigam trabalhar de forma efetiva.

Nos casos em que os codificadores pedem o uso do diluente, o aparelho necessita que a tinta esteja em um estado mais fino para funcionar de forma adequada, então é misturada a tinta e o diluente dentro da própria máquina para que seu processo de marcação ocorra de forma efetiva. A não utilização do solvente/ diluente nesses datadores pode causar o entupimento da cabeça de impressão da máquina, acarretando falhas na impressão e até mesmo uma parada na produção. Esse fluido aditivo também possui a função de fazer com que a impressão seque mais rapidamente, evitando que a codificação fique borrada.

Sobre o funcionamento dos datadores inkjet: Estes equipamentos que utilizam os 2 insumos conforme citado acima, possuem em seu corpo duas entradas. Sendo uma específica para tinta e a outra para o solvente, diluente ou aditivos dependendo do equipamento. Os insumos vão sendo misturados dentro do próprio equipamento para que atinjam a densidade necessária para a impressão. No geral, são utilizados mais produtos diluentes do que tinta.


Alguns equipamentos ao adicionar os novos insumos, pedem certos códigos de ativação ou um chip incorporado a própria embalagem.

Isso ocorre, porque existem máquinas que solicitam para sua ativação uma sequência de caracteres que liberam o uso dos novos fluidos e em caso de chip, a impressora só funciona com a presença do mesmo. É como um atestado de segurança para o produto. Como um certificado de qualidade.


De qualquer maneira, seja qual for a necessidade em codificação dos seus produtos, a FC Print está pronta para lhe atender da melhor forma possível. Sendo com equipamentos, peças ou insumos compatíveis com os principais datadores do mercado.


Nossos insumos foram pensados e planejados especificamente para suprir as principais exigências de coloração, aderência, normas e licenças do setor de codificação.


Afinal, não podemos esquecer que:


Quem marca com qualidade, marca com FC Print!

179 visualizações0 comentário