Buscar

RASTREABILIDADE E CODIFICAÇÃO NA INDÚSTRIA

Atualizado: 2 de Jun de 2020



Atualmente vivemos em um período de grandes exigências quanto a confiabilidade, qualidade dos produtos e a transparência dos serviços oferecidos. Esses fatores são consequência da alta competitividade estabelecida com a globalização e o grande índice de empresas fabricantes e distribuidoras de produtos do mesmo seguimento e de características semelhantes, o que leva a forte tendência mundial da utilização de programas de rastreabilidade para tentar se destacar e ficar à frente dos concorrentes.


"A rastreabilidade é a capacidade que a organização tem de obter o histórico detalhado, aplicabilidade ou a localidade de um item através de informações registradas previamente."

É também um item de grande importância na gestão de qualidade e segurança na organização. Quando a gestão possui requisitos de rastreabilidade e é projetada de forma correta os elementos rastreáveis servem como base para a identificação de documentações, recursos, responsabilidades, serviços e produtos.


Tempos atrás o rastreio da produção era feito de forma manual, não sendo muito eficiente para grandes produções, pela abrangente margem de erros dentro das necessidades dos processos, como por exemplo, erro na identificação e o tempo de resposta elevado para os processos.


Com a inovação do processo de codificação e rastreabilidade, permite-se a documentação da cadeia produtiva em tempo real, o que melhora o gerenciamento do regulamento de qualidade, flexibiliza as linhas de montagem, aprimora a logística da empresa, viabiliza a redução de custos e retrabalhos aumentando a margem de lucros e a elevação da satisfação e confiabilidade do cliente.


"Em algumas indústrias chega a ser obrigatória a codificação de seus produtos, por uma questão legal."

As exigências de rastreabilidade estão ligadas às demandas de cliente, normas e legislação que os produtos colocados à venda devem se adequar para que não sejam prejudiciais à saúde e caso sejam, a codificação permite que autoridades e empresas retirem de circulação produtos notados como inseguros.


A rastreabilidade traz benefícios como o aumento da produtividade e competitividade, minimização dos custos tornando o processo mais eficaz, permite a ação orientada para prevenir a concorrência, facilitação de eventuais processos de recall, auxílio no diagnóstico do problema passando a responsabilidade quando notável e otimização da eficiência da produção e controle de qualidade, bem como controle de estoque, uso de material e de origem/ características de produtos.


O que para alguns seguimentos é necessário por uma questão de lei, também é um grande facilitador no processo de rastreabilidade. A codificação industrial é um investimento que vale a pena se fazer para o melhor funcionamento do seu empreendimento.


Ainda está com dúvidas quanto a codificação do seu produto e/ou deseja saber mais sobre equipamentos e fluidos utilizados no processo de marcação de lote, data de validade e código de barras?

No final dessa página você encontrará formas de contatar a empresa FC Print Automação Industrial, que é especializada em codificação e pode lhe auxiliar e informar no que for preciso. Esteja você buscando por datadores e iniciando agora o seu caminho na codificação ou já tendo contato com o seguimento e nesse momento busque informações diretas sobre insumos e manutenção.


Quem marca com qualidade, marca com FC Print.

137 visualizações0 comentário